Wolf Williams





Em 1975, o milionário austríaco naturalizado canadense Walter Wolf começou a frequentar os paddocks da Fórmula 1 em busca de uma equipe para comprar e acabou topando com Frank Williams, que via sua equipe passar por maus lençois por causa da falta de grana. Então, Wolf entrou em acordo com Frank e comprou 60% da Frank Williams Racing Cars e a renomeou como Wolf Williams, com Frank Williams gerenciando a equipe. Wolf comprou o modelo da Hesketh feito por Harvey Postlethwaite, que foi usado em 1976. Os pilotos foram Michel Leclere e Jacky Ickx

Porém, o carro não correspondeu, tendo maus resultados e aos poucos, Frank Williams era isolado em seu cargo. Quando soube que Wolf negociava para Peter Warr ser o seu novo manager, Frank rompeu com Wolf e entrou na justiça para reaver sua equipe. após um acordo, Wolf indenizou Williams, que saiu da Wolf levando alguns membros do staff (Patrick Head é um deles) para criar a Equipe Williams, que conhecemos hoje em dia, em 1977.

A Wolf Racing continuou o seu caminho e em 1977 teve uma ótima temporada, com a primeira vitória da equipe logo na primeira corrida, com Jody Schekter. A Wolf fez grande campeonato ficando com o vice de pilotos com Jody Schekter e em quarto nos construtores. Em 1978, a equipe se manteve, mas teve uma pequena queda, ficando em sétimo nos construtores. Em 1979, Wolf diminuiu a verba da equipe e mesmo com James Hunt e Keke Rosberg, a equipe teve péssimos resultados e no fim de 1979, acabou sucumbindo e tendo seu espólio comprado pela equipe Fittipaldi.

Nos anos 80, a A Wolf Racing se envolveu com o WTCC, com o Ford Sierra RS Cosworth e ajudou a Lamborghini a desenvolver o modelo Countach quando a montadora estava à beira da falência.

Wolf e Williams, em Monza, provavelmente em 1978. 

Walter Wolf não tem nenhum grau de parentesco com Toto Wolff


Comentários